Ações vão testar cães e colocar coleiras de combate ao mosquito transmissor do calazar
Equipes vão atender a população e os animais em dois pontos do Jardim Taquari, na região sul de Palmas, no sábado (13). Cachorro de estimação de moradora do Taquari já está encoleirado
Regiane Rocha/Secom Palmas
No sábado (13), cães do Jardim Taquari e da região sul de Palmas, vão poder receber a coleira de combater ao mosquito transmissor da leishmaniose visceral. Duas ações vão ser realizadas no setor e também haverá a testagem de animais para a doença mais conhecida como calazar.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) vão oferecer os serviços em dois pontos do Taquari. Confira:
Das 8h às 17h – no anexo da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari;
Das 8h às 12h – no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Taquari.
Poderão receber a coleira cães que tenham ao menos quatro meses e devem estar acompanhados dos donos. O comprovante de endereço deverá ser apresentado noa to do atendimento.
LEIA TAMBÉM:
Cães de Palmas recebem coleira para combater o mosquito transmissor do calazar
Conforme a Semus, a coleira funciona como um repelente do mosquito no animal. O encoleiramento é uma estratégia para evitar o adoecimento dos animais e da população, segundo a pasta.
Os setores que também vão receber as ações são o Jardim Aeroporto e as quadras Arno 31 (303 Norte), Arno 32 (305 Norte), Arno 33 (307 Norte), Arno 41 (403 Norte), Arno 42 (405 Norte) e Arno 43 (407 Norte), consideradas como áreas prioritárias.
A coleira tem uma validade de seis meses, período em que o animal ficará protegido da picada e transmissão da doença. Depois desse prazo, deverá ser substituída.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.