Bombeiros encerram buscas por idoso que desapareceu em fazenda enquanto cuidava do gado
Jorge Almeida Basílio, de 74 anos, está desaparecido desde o dia 2 de agosto. O caso é investigado pela Polícia Civil. Bombeiros encerram buscas por Jorge Almeida Basílio, de 74 anos, que desapareceu em Caseara
Reprodução/Redes Sociais/Bombeiros/Divulgação
O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas por Jorge Almeida Basílio, de 74 anos, desaparecido há dez dias. O idoso foi visto pela última vez quando saiu de casa para cuidar do gado na região do Cantão, em Caseara.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Polícia Militar informou, no domingo (11), que permanece no local com um número reduzido de equipes. Segundo os relatórios dos bombeiros, a última possível evidência sobre o paradeiro dele foi achada na quarta-feira (7) quando moradores relataram terem encontrado indícios de uma possível dormida na região.
De acordo com os bombeiros, a vegetação e relevo dificultam as buscas terrestres porque há vários trechos de difícil acesso. A equipe de resgaste retornou a Palmas no sábado (10). Em nota, a coorporação informou que “após análise das evidências encontradas, as equipes conversaram com a família da vítima e decidiram suspender as buscas e encaminhar o caso para investigação policial.”
Como o idoso desapareceu
Jorge Basílio desapareceu na sexta-feira (2), quando estava cuidando do gado na fazenda dele. Ele mora em uma ilha da região com a esposa e mais dois idosos especiais. Conforme os bombeiros, a ilha fica a 20 minutos da Praia do Sol.
Segundo a filha do idoso, ele sofre de depressão, controlada com uso de medicamentos. Moradores da região e familiares começaram a procurar por ele no sábado (3). No dia seguinte bombeiros e Polícia Militar chegaram ao local.
LEIA MAIS
Buscas por idoso desaparecido em fazenda completam seis dias na região do Cantão
Bombeiros encontram marcas de sangue em bolsa de idoso que desapareceu em fazenda
Cavalo de idoso que desapareceu em fazenda é encontrado e buscas continuam com helicóptero
Bombeiros e polícia procuram por idoso de 74 anos que desapareceu enquanto cuidava do gado em fazenda
Buscas por água, terra e ar
Além de pessoas da comunidade, o Grupo de Operações com Cães (GOC), do Batalhão de Choque, uma equipe Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), bombeiros com uso de drone e helicóptero, fizeram parte das buscas. Conforme os militares, o local é de grande extensão territorial e de difícil locomoção.
As equipes fizeram uma varredura próximo ao curral com o auxílio do cão farejador, e também em um ponto onde foram vistos rastros de animal, mas não encontrou nenhuma pista. Os bombeiros também percorreram as margens do rio, com uso de barcos.
Bombeiros usam barcos nas buscas por idoso que desapareceu em Caseara
Ascom Bombeiros/Divulgação
As buscas percorreram a área do rancho do idoso até as margens do Rio Araguaia e Rio Coco, com apoio de drone. Nesse ponto eles encontraram o gado que estava desaparecido, e o cavalo em que Jorge Basílio desapareceu foi encontrado por moradores.
Cavalo e objetos pessoais encontrados
Bombeiros utilizam helicóptero nas buscas por idoso que desapareceu em fazenda
O cavalo do idoso foi localizado do outro lado da ilha, em um rancho próximo as margens do Rio Araguaia. As buscas se concentraram nesse ponto e as equipes encontraram a cela, cabresto e cabeçada o cavalo portava a cerca de 800 metros do rancho.
Conforme os bombeiros, uma nova varredura encontrou mais objetos que estavam com o idoso quando ele desapareceu. Entre os itens estava a bolsa dele, com marcas de sangue humano, que foi periciada pela Polícia Científica.
Após o término da perícia, as equipes fizeram uma nova varredura em torno do local em um raio de 400 metros e encontraram o chapéu que Jorge usava a poucos metros da capanga.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.