Cinthia Ribeiro cumpriu cinco das 36 promessas durante três anos e meio de mandato; confira
Levantamento do g1 mostra que as promessa concluídas são das áreas de Educação e Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Saúde e Turismo, sendo uma em cada. Treze projetos incluídos no plano de campanha foram parcialmente entregues. Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB)
Divulgação
Passados três anos e meio de mandato, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) cumpriu cinco de 36 promessas apresentadas durante sua campanha nas Eleições de 2020, conforme levantamento feito pelo g1. Outros 13 projetos foram parcialmente entregues nesse período e 18 ainda não foram concluídos.
As promessas listadas constam em um programa de governo registrado no TSE, em entrevistas e debates. O g1 levantou tudo e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.
Clique e confira o levantamento completo.
O levantamento têm sido elaborado desde o início do mandato da atual prefeita. Com um ano de gestão, apenas duas das promessas haviam sido cumpridas. Oito foram concluídas em parte e 26 ainda estavam pendentes.
As promessas concluídas, até agora, estão dentro das áreas de Educação e Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Saúde e Turismo, sendo uma em cada.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Educação, Cultura e Saúde
As áreas com mais propostas eram as da Educação e Cultura, com sete promessas, e da Saúde, com outras sete.
No primeiro caso, apenas a implantação de uma biblioteca municipal digital foi concluída. Tiveram andamento a realização do concurso público para o quadro da Educação, que inclusive está com as inscrições abertas até o dia 25 de julho, e a construção de cinco centros de educação infantil, sendo dois de educação inclusiva.
Com relação aos centros de educação, até o fim do primeiro semestre de 2024 foram inaugurados quatro unidades – CMEI Ana Luísa Rodrigues Pereira Valdevino, localizado no Setor Bertaville; CMEI Mundo Feliz, localizado na 1.104 Sul; CMEI Juscéia Garbelini, localizado no setor Santo Amaro; e CMEI Araras, no loteamento Recanto das Araras.
Também deu andamento à criação da Orquestra Sinfônica de Palmas e na ampliação do o calendário cultural de eventos na cidade.
A prefeitura não cumpriu a proposta e construir e entregar quatro escolas de tempo integral, sendo uma agroecológica e criar o evento ‘Palmas Summit’, voltado à tecnologia e cultura pop.
Na área da Saúde, apenas a promessa de implantar três unidades dos Serviços Ambulatoriais de Saúde Mental se concretizou. Conforme o município, serviços relacionados à saúde são prestado pelo Centro de Apoio Psicossocial II (Caps II), na Arse 81; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III), na Arno 12; e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), na quadra ACSU-SO 130.
Tiveram andamento ainda a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde da família e a reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses.
Mas outros quatro projetos incluídos no plano de governo ainda não saíram do papel, entre eles o Hospital Escola Municipal e a construção de quatro novas unidades de saúde da família, além da ampliação de uma das unidades existentes no município.
LEIA TAMBÉM:
As promessas dos políticos – g1 acompanha durante os quatro anos de mandato o cumprimento das promessas de campanha
Esporte e turismo
Dentro do esporte e turismo houve uma promessa concluída em cada uma das áreas. A prefeitura organizou ao longo do mandato 18 campeonatos esportivos em diferentes modalidades, entre eles a Circuito Municipal de Corrida de Rua, Circuito ‘Taquaruçu’ de Ciclismo, Copa Palmas de Canoagem, Jogos Abertos de Palmas, Meia Maratona de Palmas, entre outros.
Entretanto, não finalizou reformas nas estruturas do Estádio Nilton Santos, do Kartódromo Rubens Barrichello, do Ginásio Ayrton Senna e de quadras poliesportivas, sendo considerada uma promessa cumprida em partes.
No Turismo, o plano incluiu a implantação de linhas de transporte público turístico para Palmas e região, promessa concluída já que linhas de ônibus atendem os pontos turísticos dentro do município. Mas ficou pendente a construção de uma ciclovia na Serra do Limpão.
Pendentes
Nas áreas de Direitos Humanos, Mobilidade Urbana e Economia não houve andamento nos planos de campanha.
Dentro dos Direitos Humanos os objetivos eram construir o Centro Especializado em Saúde da Mulher, o Centro de Atendimento ao Idoso e o Construir o Centro de Cidadania LGBTI+. A prefeitura chegou a informar que os dois últimos estariam em fase de licitação e estudo de viabilidade, respectivamente. Mas não houve até o momento andamento nas promessas.
Para a Mobilidade Urbana, o plano incluía a construção do Terminal Rodoviário de Taquaralto e a implantação de faixas exclusivas de ônibus. O segundo caso dependeria da criação do corredor de transporte nas avenidas da capital, inserido no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). Por isso a gestão informou que tem pleiteado, no Ministério dos Transportes, o recurso necessário para sua execução. Mas as duas promessas não são consideradas como concluídas.
No setor da Economia, não houve a criação do ‘Qualifica PMW’ para o empreendedorismo jovem, tampouco a implantação de polos industrial e tecnológico.
Infraestrutura
Neste caso, das cinco promessas, quatro tiveram andamento, mas não foram finalizadas durante a gestão. Entre elas a reforma de 12 praças públicas e construção 25 novas – ocorreu a reforma de 11 praças, entrega de 13 novas e há outras 12 obras em andamento -, além de melhorias na iluminação pública, incluídas em duas promessas.
Conforme a prefeitura, com relação à iluminação, foram instaladas 1.302 luminárias e construídas 26.642 metros de rede de iluminação em setores e avenidas. Até o fim de 2024, a prefeitura prevê a troca da iluminação atual para 30.978 lâmpadas de LED até o final de 2024.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.