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12/11/2025
Conta de água passa dos R$ 10 mil e deixa comerciante em pânico: ‘levei um susto’
Tocantins

Conta de água passa dos R$ 10 mil e deixa comerciante em pânico: ‘levei um susto’

nov 3, 2023


Imóvel ainda não recebeu a ligação da rede de esgoto, mas na conta enviada ao comerciante há uma cobrança de R$ 4.561,46 da coleta de esgoto. Conta de água foi mais de R$ 10 mil
Divulgação/Tv Anhanguera
O comerciante de Araguaína, Fernando Saraiva, passou um susto ao receber uma conta de água de R$ 10.285,95, dez vezes a mais do valor que costuma pagar. Segundo o morador, o consumo mensal permaneceu o mesmo.
“A princípio levei um susto, a gente tinha uma rotina durante um ano e seis meses atrás de receber em média de R$ 1.300 e de repente eu vi esse consumo 10 vezes maior do que o normal e eu fiquei surpreendido”, disse.
Fernando Saraiva levou um susto ao receber a conta de água no valor de R$ 10 mil
Reprodução/ Tv Anhanguera
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O valor alto da despesa não foi a única preocupação do comerciante, já que na conta também foi cobrada a coleta de esgoto, sendo que até o momento só foi colocada a rede de captura na rua, sem ligação para o imóvel do comércio. Só de esgoto foram cobrados: R$ 4.561,46 de coleta e R$ 24,16 para ligação de esgoto. “Há um mês que a minha rede de esgoto nem está ligada ainda”, contou Fernando.
Comerciante recebeu cobrança da coleta de esgoto, sem utilizar os serviços
Reprodução/Tv Anhanguera
Um encanador da cidade, Adenir Costa, explicou a TV Anhanguera que para a conta chegar a um valor tão alto, é preciso um consumo de pelo menos 250 litros de água, 24h por dia. “Mais ou menos umas 10 casas consumindo diretamente água, durante o mês todinho para poder chegar a R$ 10 mil”.
Segundo a BRK, concessionária responsável pelo fornecimento de água na cidade, quando a fatura do consumidor fica acima da média, é feito o contato com o usuário para identificar os problemas que causaram o alto consumo, já que essas elevações podem estar atreladas a vazamentos ocultos. (Veja a nota completa abaixo)
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CPI da conta de água
Em abril deste ano, a câmara de vereadores instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as reclamações por parte dos usuários com relação as cobranças das contas de água e esgoto. Na CPI também devem ser analisadas a autorização de funcionamento da empresa dada pelo município.
O vereador Geraldo Silva (MDB), disse que as documentações para a análise já foram solicitadas. Segundo a câmara, a previsão para concluir a investigação é em dezembro deste ano.
“Nós já fizemos algumas reuniões, já expedimos alguns documentos solicitando alguns ofícios, solicitando a documentação do município e do estado, da regulação do estado e da própria empresa. Estamos recebendo essa documentações e procurando elaborar um relatório. Tendo esse relatório elaborado e a necessidade de ouvir outras pessoas tal como da empresa, o município ou estado estaremos solicitando a presença dessas pessoas na câmara para ouvir e tirar todas as dúvidas para ter um relatório conclusivo”.
Sobre a CPI, a BRK informou em nota que está a disposição para prestar os esclarecimentos necessários à Câmara Municipal de Araguaína e ressalta seu compromisso na prestação dos serviços de água e esgoto no município no município.
Confira a nota da BRK na íntegra sobre a leitura das contas de água
A BRK informa que nos casos em que a leitura realizada está acima da média do cliente, antes de entregar a conta no imóvel é deixado um comunicado que informa a ocorrência atípica e solicita que seja procurado algum dos canais de atendimento. Se a empresa não for procurada no prazo é feita a entrega da fatura. Nestes casos o cliente deve procurar a loja de atendimento para justificar o aumento de consumo e receber as devidas orientações, conforme estabelecido pela Agência Reguladora.
Em casos de dúvidas e solicitações, os clientes podem acionar a companhia por meio do 0800 644 0195, que atende 24h.
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