Conectando o Sudeste do Tocantins com Você!
03/12/2024
Decreto que regulamenta loteria estadual é publicado pelo governo
Tocantins

Decreto que regulamenta loteria estadual é publicado pelo governo

nov 30, 2023


Lei foi sancionada em janeiro e deveria ter sido regulamentada ainda no primeiro semestre. Decreto trouxe mudanças na destinação dos recursos que forem arrecadados. Palácio Araguaia é a sede do governo estadual
Reprodução/Adelmar Ribeiro/Secom
Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (29) um decreto que regulamenta a exploração da loteria estadual. A lei que criou o serviço foi sancionada em janeiro deste ano.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no telegram
A coordenação do serviço lotérico será feita pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ainda não há um prazo oficial de quando a loteria vai começar a funcionar.
O decreto assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) estabelece que os serviços poderão ser explorados diretamente pela Sefaz, por meio de empresa pública ou privada, ou por meio de concessão do serviço. Desde janeiro o governo trabalha com a previsão de concessão.
O texto traz as modalidades de loteria, regras de funcionamento, divisão de receitas e áreas onde os recursos deverão ser aplicados.
A lei que aprovou a exploração em janeiro trazia previsão de destinação dos recursos para projetos de aperfeiçoamento do esporte, ações de combate ao câncer, investimentos em tecnologia e para a Apae.
O decreto publicado nesta quarta-feira (29) traz alteração na destinação dos recursos, prevendo 90% de investimento no esporte e destinação de 10% para a Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias.
O g1 questionou o governo do estado sobre essa mudança e aguarda posicionamento.
LEIA MAIS
Governo recebe autorização para criar loteria estadual e deve usar parte da arrecadação na saúde e educação
Loteria estadual terá pontos de venda próprios e operação só deve começar no fim do ano, diz secretário
O projeto
O projeto para a loteria estadual foi aprovado pelos deputados em dezembro de 2022 e sancionado em janeiro pelo governador em janeiro de 2023. A previsão era de que a regulamentação fosse feita em até 60 dias e a licitação da concessão acontecesse no primeiro semestre. Os prazos não foram cumpridos.
A previsão do governo é de que a loteria estadual oferte jogos semelhantes aos das loterias tradicionais. O serviço deve ser operacionalizado pela iniciativa privada, justamente sob o regime de concessão.
O Estado também espera fomentar a criação de empregos e o desenvolvimento em cidades do interior. Uma porcentagem no lucro da concessão será destinada ao governo que vai ser distribuída para a aplicação em políticas públicas.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.