Empresária vai a pé para romaria do Senhor do Bonfim e diz que fé é essencial no trajeto: ‘Sensação de realização’
Romaria começa na terça-feira (6) e vai até o dia 17 de agosto. Fiéis devem se reunir em Natividade para fazer o percurso de 24 km até o santuário. Natalia Figueredo e a irmã durante romaria do Nosso Senhor do Bonfim, no sudeste do Tocantins
Divulgação/arquivo pessoal/Natalia Figueredo
Vários fiés se preparam para participar da romaria do Senhor do Bonfim, que começa na próxima terça-feira (6). Os romeiros percorrem um trecho de 24 km de Natividade até o povoado de Bonfim, no sudeste do estado. A empresária Natalia Figueredo, vai a pé este ano e diz que a fé e esperança em algo melhor é o que motiva e dá forças para a longa caminhada.
“A fé de a gente saber que o Senhor do Bonfim ele faz acontecer, que tudo que a gente pede com fé, tudo que a gente pede com devoção a Deus nos é dados, no momento certo. Então assim, participar da romaria do Senhor do Bonfim é algo gratificante, é lindo, é majestoso de ver, sabe? A gente chega, é uma sensação de realização no coração da gente. Só quem essa caminhada, sabe o quanto é abençoado nessa trajetória”, contou.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A empresária de 32 anos mora em Palmas e participa da romaria desde criança por influência dos pais. Desde 2018 ela passou a fazer a caminhada a pé até o santuário. Este ano ela vai junto com a prima e o esposo.
Natalia Figueredo na romaria do Nosso Senhor do Bonfim
Divulgação/arquivo pessoal/Natalia Figueredo
Em outros anos a empresária chegou a se preparar com antecedência para a caminhada. Nesta edição ela conta que vai fazer o percurso apenas com a crença de que “Senhor do Bonfim pega pela mão e fala você vai”.
Segundo a romeira, a previsão é que ela e os familiares saiam de Natividade no dia 14, para que no dia seguinte eles possam acompanhar a missa principal. A expectativa para este ano, é que vários fiéis frequentem o santuário.
“Eu sempre falo que o Senhor do Bonfim é um lugar onde é um santuário, muito abençoado. Tudo que você pede ali, tudo que você agradece, tudo que você almeja naquele lugar, o Senhor do Bonfim realiza no tempo dele. Minha expectativa para esse ano é que lote como todos os anos. Que os romeiros vão e que essa cultura do Senhor do Bonfim nunca morra”, disse.
Barraca de apoio aos romeiros
Neste ano os romeiros vão contar com uma barraca no quilômetro 12 para descansar. O espaço dará acesso a água e alimentos. A barraca ficará montada durante todo o evento religioso, que começa na terça-feira (6) e vai até o dia 17 de agosto.
Fiéis se alimentam em barraca de suporte aos romeiros no Tocantins
Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Romaria
A tradição do Bonfim teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado. Conta a tradição popular, que ele a teria levado para a cidade e que, a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado.
Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Tocantins.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.