Conectando o Sudeste do Tocantins com Você!
16/01/2025
Gestante com deficiência auditiva será acompanhada por intérprete de libras em hospital após decisão da justiça
Tocantins

Gestante com deficiência auditiva será acompanhada por intérprete de libras em hospital após decisão da justiça

nov 20, 2023


A mulher deve fazer um exame de ecocardiograma fetal no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, segundo o Ministério Público do Tocantins. Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A justiça determinou que o estado deve providenciar uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a uma gestante com deficiência auditiva, que irá realizar moradora um exame de ecocardiograma fetal no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas. A decisão foi após uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
Segundo o ministério, a gestante é moradora de Gurupi. O documento ainda reforça que o intérprete deve acompanhar a mulher durante os exames e parto, até que ela e o bebê recebam alto hospitalar.
O estado informou em nota que o exame está agendado para a terça-feira (21) no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), com as especificidades determinadas na decisão judicial.
LEIA TAMBÉM
Polícia continua buscas e usa drones com câmeras termais para encontrar jovem sequestrado; PMs são suspeitos do crime
Cuidadora de animais pede doações após muro de abrigo cair durante chuva forte: ‘Vem o temporal fico aflita’
Após onda de calor, Tocantins tem previsão de semana chuvosa e tempestades
Com a realização do exame, os médicos poderão avaliar o risco cardíaco do bebê e definir quais medidas serão tomadas, ainda durante a gestação, para garantir a saúde do bebê e da mãe.
Segundo o ministério, desde de maio deste ano o município de Gurupi deve garantir intérprete de libras a pessoas surdas ou com deficiência auditiva, durante os atendimentos realizados Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.