Conectando o Sudeste do Tocantins com Você!
03/10/2024
Passageiros improvisam bancos com tijolos por falta de estrutura nos pontos de ônibus e reclamam de lotação: “Continua a mesma coisa”
Tocantins

Passageiros improvisam bancos com tijolos por falta de estrutura nos pontos de ônibus e reclamam de lotação: “Continua a mesma coisa”

abr 4, 2024


Passageiros de Palmas reclamam que em dias de chuva a estrutura com cobertura faz falta. A Prefeitura informou que novos abrigos devem ser instalados em breve. Situação do transporte público atrapalha rotina de trabalho de moradores da Capital
Usuários do transporte público de Palmas têm reclamado da demora dos ônibus, lotação e falta de estrutura nos pontos. Em alguns locais da capital, os passageiros chegam a improvisar lugares para sentar com tijolos e até cadeiras de plástico quebradas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O zelador, Renilson Barbosa, que trabalha na região central pega a linha 020 que passa pela rodovia TO-050. Segundo ele, há dias que o ônibus demora horas para passar.
“A gente sai do trabalho às 18h. O horário que tem que passar é das 18h15 e 18h20, mas daí acontece de não passar nesse horário. Vem passar já é 19h30 ou 20h. Então a gente acaba chegando em casa tarde e tendo que voltar a trabalhar no outro dia cedo”, contou o trabalhador.
Passageiros reclamam de ônibus lotado em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura informou à TV Anhanguera que a demora dos ônibus da linha 020 é em decorrência da necessidade da retirada de circulação de alguns veículos para a realização de manutenção preventiva. Já sobre os pontos, o município disse que novos abrigos foram adquiridos e devem ser instalados em breve. (Veja a nota completa abaixo)
LEIA TAMBÉM
Setenta ônibus que vão reforçar a frota do transporte coletivo devem estar nas ruas até o dia 12 de fevereiro, diz prefeita
Governador Wanderlei Barbosa fica internado após fazer procedimento no coração
Técnico de informática invade perfis de cliente e tenta simular traições conjugais, diz polícia
Dois alertas de chuvas intensas cobrem todo Tocantins até sexta-feira (5)
Além da demora, a dificuldade aumenta quando chove. Clarencio Gomes, que trabalha na capital e mora em Luzimangues diz que sem a estrutura para aguardar o ônibus, muitos passageiros precisam ficar em um local longe do ponto ou então debaixo de chuva.
“Quando vem [ônibus], vem lotado. E no caso de chuva, a gente vai se esconder da chuva e eles não param onde a gente está. Tem que parar exatamente aqui [no ponto] e aqui falta a cobertura, todo o processo de um ponto”, explicou o borracheiro.
Passageiros improvisam bancos por falta de estrutura nos pontos de ônibus
Reprodução/TV Anhanguera
Já o mecânico, Francisco Chaves, que pega o transporte sentido Taquaralto diz que mesmo com a locação de novos ônibus, os problemas com o transporte público continuam os mesmos.
“É complicado, tem que improvisar [banco] toda hora aqui. Aí depois [o ônibus] sai 18h, tem dia que a gente sai daqui já é 21h, 22h da noite. Pode ter comprado mais ônibus, mas do que adiantou? Continua a mesma coisa”.
Veja a nota completa da Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), informa que a situação da linha 020 ainda é em decorrência da necessidade de retirada, na última segunda-feira, de alguns veículos de circulação para a realização de manutenção preventiva, mas que irá avaliar a situação e adotar as medidas necessárias. Com relação ao ponto de ônibus, a ATCP informa que 500 novos abrigos para os usuários já foram adquiridos e deverão começar a ser instalados em breve e que a quadra em questão está inserida no planejamento para a implantação de um dos novos abrigos. Além disso, está prevista uma ação de manutenção de 125 dos abrigos já existentes, de forma a dar mais conforto e segurança aos passageiros.
Em casos de problemas nos veículos, ou outras queixas, os usuários do transporte coletivo podem acionar a ATCP pelos contatos: 99247 8426 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas), ou pelo 0800-64-64-156 (Ouvidoria Municipal, das 13 às 19 horas), relatando a linha o horário da ocorrência.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.