Pequizeiro dá frutos fora da temporada e surpreende funcionários de fazenda
Árvore está dentro de uma propriedade em Guaraí e pode ter recebido nutrientes para produzir frutos por estar dentro de uma plantação de milho, segundo especialista. Pequizeiro impressiona por frutos fora de época em Guaraí, interior do Tocantins
A temporada de pequi já passou, mas não para todos os pequizeiros. Em Guaraí, na região norte do estado, uma árvore ainda está dando frutos em pleno mês de abril e chamou a atenção de funcionários de um fazenda.
O porteiro Erivaldo Martins trabalha em frente ao pequizeiro e foi um dos primeiros a perceber que ainda tinha frutos no pé.
“É a primeira vez que vejo isso e é uma coisa bem curiosa. Estamos esperando o resultado para ver o que pode estar acontecendo. Mas que continue assim, quando sobra um ‘espaçozinho’ a gente vem aqui, pega uns dois e leva para consumo” (sic), disse ele, rindo da situação.
A produção do pequi não é comum nesta época, já que o fruto se desenvolve entre os meses de outubro e janeiro. Mas o fenômeno que acontece em Guaraí pode ter uma explicação.
Frutos do pequizeiro
TV Anhanguera/Reprodução
De acordo com o engenheiro agrônomo Alessandro José da Silva, como o pequizeiro está em uma plantação de milho, a adubagem da terra pode ter proporcionado condições para que a produção de pequi continuasse.
LEIA TAMBÉM:
Árvore invasora que pode provocar morte de abelhas e desequilíbrio ambiental gera transtornos em cidade do Tocantins
Pequeno, sem espinho, mas com o mesmo sabor: minipequi desperta curiosidade de quem aprecia o fruto
“No período da chuva, toda planta nativa começa a absorver nutrientes no momento propícios, chuvas e água. Então recebe os nutrientes e vai acumulando. Como aqui é uma região produtora, que o solo foi preparado então esse ciclo está sendo estendido até quatro meses. Então tirou a soja, plantou o milho então sempre está sempre tá vindo nutrientes para ele produzir mais e mais”, explicou.
Como a árvore fica dentro de uma propriedade em que se planta soja e milho, pequizeiros foram preservados. Mas segundo os funcionários, é a primeira vez que os pequis são vistos fora de época.
“Alguns que foram retirados, mas dentro de uma norma, mas a grande maioria foi mantida, inclusive hoje no plantio, pela primeira vez nesse ano de 2024, estamos aqui com um fato inédito em pelo mês de abril, um pequizeiro com frutos”, comemorou o diretor administro da fazenda, Zeli Gomes Gouveia.
Para o vaqueiro Joaquim da Silva, ver o pequizeiro carregado é motivo de surpresa. “Eu tenho em casa da temporada, só que o que você pega debaixo do pé no momento, e leva e faz, ele tem um gosto diferente daquele que já está congelado”, afirmou, ao sair do local com vários pequis na mão.
Vaqueiro Joaquim da Silva aproveitou para pegar uns pequis
TV Anhanguera/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.