
Tocantins tem alerta de chuvas intensas para o final de semana
Alerta começa nesta sexta-feira (29) e vai até domingo (31). Alerta de chuvas intensas para o Tocantins até o dia 31 de dezembro
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em quase todo o Tocantins, exceto algumas cidades da região sudeste. O alerta começa às 10h desta sexta-feira (29) e vai até domingo (31), às 12h.
Nesse período os tocantinenses devem ter atenção as descargas atmosféricas e ventos fortes. Segundo o instituto, a chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
A temperatura máxima em Palmas deve variar entre 32 e 29 graus de sexta até a próxima segunda-feira (1º). Na sexta a previsão de pancadas de chuva será no período da tarde e noite.
Chuva em Palmas
Divulgação
Com o alerta moradores devem seguir algumas orientações para evitar acidentes:
Não se abrigar debaixo de árvores
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa dos raios
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
E para apoio e mais informações, ligar para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193
Chuva e ventos fortes
Tocantins está no período de inverno amazônico, ou seja, um período mais chuvoso. Neste ano, os temporais tem chamado atenção por causa dos ventos fortes, sendo que alguns chegaram a 80 ou 90km/h. Somente em dezembro duas escolas tiveram o teto destruído durante as chuvas. Além dos ventos, os tocantinense também tem registrado queda de granizo em algumas regiões.
Na última quarta-feira (27), um temporal em Talismã destruiu o teto da quadra de uma escola, derrubou árvores e afetou fiações da rede de energia. (Veja o vídeo)
Vídeo mostra estragos após chuva forte em Talismã
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Chuva com vento forte arranca telhados de escola municipal e loja em Palmas
Vídeo mostra quadra de escola sendo derrubada durante temporal com ventos fortes e granizo
Com rios secos e gado morrendo, cidades do Tocantins decretarem situação de emergência
Seca em cidades do Tocantins
Situação do rio Javaés em dezembro de 2023
Divulgação
Neste ano o clima no país vem sofrendo influência do fenômeno climático El Ninõ, que deve durar até abril de 2024. Apesar dos alertas de chuva, cinco cidades da região sul e sudeste decretaram situação de emergência por causa da seca.
Os decretos de emergência foram publicados em: Talismã, Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins. Chapada da Natividade também deve publicar nos próximos dias. Por causa da seca, produtores rurais estão perdendo plantações e animais estão morrendo de fome por falta de pasto.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.