Coreia do Norte suspende acordo militar com a Coreia do Sul após lançamento de satélite
Governo norte-coreano também anunciou que vai enviar ‘equipamento militar’ para a fronteira com a Coreia do Sul
KCNA via Reuters – Arquivo
A Coreia do Norte informou, nesta quarta-feira (22), que suspendeu o acordo firmado com a Coreia do Sul em 2018 para reduzir as tensões militares, um dia depois do lançamento por parte de Pyongyang de um satélite militar, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
“Nos retiraremos das medidas militares tomadas para prevenir tensões militares e incidentes em todas as áreas, como terra, mar e ar, e colocaremos forças fortemente armadas e equipamento militar avançado nas zonas fronteiriças”, afirmou o Ministério de Defesa norte-coreano, de acordo com a Yonhap.
O ministério declarou que não se deixará ser detido pelo acordo.
Veja também
Internacional
Atriz morre durante ataque da Ucrânia contra soldados russos em Donetsk
Internacional
Coreia do Norte diz que satélite-espião tirou fotos de bases dos EUA ao se antecipar e assustar vizinhos
Internacional
Israel se prepara para receber reféns sequestrados por terroristas do Hamas
Nesta quarta-feira, a Coreia do Sul indicou que o acordo havia sido parcialmente suspenso e que retomaria as operações de vigilância na fronteira como resposta ao lançamento exitoso de um satélite espião por parte de Pyongyang na noite anterior.
O lançamento do satélite Mallingyong-1, perante o sorridente líder norte-coreano Kim Jong-un, foi condenado pelos Estados Unidos e seus aliados, que o consideraram uma “violação descarada” das sanções da ONU.
A Coreia do Norte afirmou que o satélite está em órbita, e que Kim Jong-un já revisou imagens de bases militares americanas em Guam. Segundo o Exército sul-coreano, o satélite entrou em órbita, mas é cedo demais para dizer se funciona.