Conectando o Sudeste do Tocantins com Você!
06/12/2024
Exército finaliza envio de blindados a Roraima e reforça segurança na fronteira com Venezuela e Guiana
Internacional

Exército finaliza envio de blindados a Roraima e reforça segurança na fronteira com Venezuela e Guiana

fev 4, 2024

Blindados saíram de Campo Grande (MS) em 17/01
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 10/08/2021

O Exército brasileiro finalizou o envio de 28 blindados para Roraima, segundo informou o governo federal neste domingo (4). O objetivo é reforçar a segurança na fronteira com a Venezuela e a Guiana depois do aumento da tensão entre os dois países por causa da disputa pelo território de Essequibo, região rica em petróleo (entenda mais abaixo).

Veja também

Portal Correio
INSS não vai suspender benefícios de aposentados e pensionistas por falta de prova de vida

Brasília
‘É só o começo’, diz Alckmin após produção industrial fechar o ano de 2023 em alta

Brasília
Congresso tem 20 medidas provisórias pendentes de análise para volta do recesso

A transferência dos veículos para a região Norte faz parte da Operação Roraima. Os blindados saíram de Campo Grande (MS) em 17 de janeiro e chegaram a Manaus na semana passada, após percorrerem mais de 3,5 mil quilômetros. Em seguida, foram deslocados até Roraima, informou o governo.

O comboio que chegou a Roraima foi composto por:• 14 Viaturas Blindadas Multitarefa 4×4 Guaicurus (todas equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios optrônicos de visão termal e módulos de comando e controle);• 8 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas Guarani; e• 6 Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas EE-9 Cascavel;
• além de outras viaturas administrativas.

Leia também

Guerra à vista? O que a Venezuela pode fazer após referendo sobre anexação de território da Guiana

O Centro de Comunicação Social do Exército informou, por meio de nota, que “a chegada dos blindados é resultado do planejamento do Exército Brasileiro voltado para reforçar e priorizar a Amazônia” e a estrutura da unidade militar de Roraima tem sido ampliada de esquadrão para regimento.

“Após a transformação completa da unidade, prevista para 2025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares”, informou o Exército.

 

 

Essequibo é rico alvo de disputa centenária

 

 

A Venezuela ameaça invadir Essequibo, território rico em petróleo, alvo de uma disputa centenária, e afirma que a região faz parte do país, como em 1777, quando era colônia do reino da Espanha.

O país sul-americano apela ao acordo de Genebra, assinado em 1966, antes da independência da Guiana do Reino Unido, que estabelecia as bases para uma solução negociada e anulava um laudo de 1899, que definiu os limites atuais.

A Guiana defende esse laudo e pede que ele seja ratificado pela Corte Internacional de Justiça, cuja jurisdição Caracas não reconhece.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *